Inicialmente...
- Meia social com sapato social. Simples assim!
- A barra da calça ideal fica dois dedos acima da sola.
- O comprimento do paletó deve cobrir a curvatura das nádegas do homem.
- Se estiver acima do peso, cores escuras vão disfarçar. Não use nada nem muito justo nem muito largo.
As
meias devem estar numa tonalidade intermediária entre o sapato e calça. Combinam com a cor do sapato ou da calça, e devem cobrir a canela. Com roupa social, evite as meias brancas, em especial as atoalhadas (meias esportivas só se usam com tênis, lembre-se disso!)
A
manga do paletó deve ser um centímetro mais curto que a manga de sua camisa.
O último botão do paletó permanecerá desabotoado sempre. Não importa quantos são: o último botão contando de cima pra baixo nunca é abotoado!
Lenço de bolso: tanto pode ser de seda ou de linho. Numa cor vistosa, a sua função é realçar o conjunto. Evite usar o lenço de bolso igual à gravata. Há diversos modelos e formas de usá-lo, e para que não fique solto dentro do bolso, prenda-o com um alfinete por dentro.
Suspensório: assim como o lenço de bolso, deve ser em cores alegres ou sóbria, desde que o padrão da estampa não seja o mesmo da gravata. A sua utilidade é segurar a calça como o cinto, ou seja, usando um não se usa o outro. Dê preferência ao tipo de suspensório que abotoa por dentro da cintura da calça.
Relógio de bolso: pode ser uma marca de estilo. Usado em cerimônias muito formais, situações em que o uso do relógio de pulso se torna inadmissível.
Sapatos: quando em mal estado, podem destruir o efeito do visual e da produção. Devem estar sempre engraxados. A elegância começa pelos pés.
Sapatos clássicos em couro: excelentes para serem usados com ternos e roupas mais formais. Cores básicas: preto e marrom. Exclua o cinza e o bege, pois os sapatos de duas cores não devem ser usados. Os calçados brancos devem ser usados apenas por profissionais da saúde.
Gravatas: quando você estiver de pé e relaxado (na postura em que você caminha), a ponta da gravata deve tocar, ou no máximo cobrir, a fivela do seu cinto. Abaixo ou acima disso você vai chamar a atenção de forma negativa. Você pode usar uma gravata "diferente" se quiser ousar e se diferenciar. O ideal é combinar a cor da gravata primeiramente com a do terno, e faça contraste com a cor da camisa. Gravatas com desenhos de personagens não combinam com nada e não devem ser usadas no dia a dia.
Cintos: as cores básicas são o preto e o marrom. Os cintos de couro com fivelas de metal combinam perfeitamente com os sapatos.
Não erre!
Camisas lisas podem ser usadas com gravatas lisas ou estampadas.
Camisas estampadas (listras, xadrez), até podem ser usadas com gravatas estampadas (para um estilo mais arrojado), mas não convém: é melhor optar pelas lisas.
Prefira sempre tom sobre tom para as lisas ou estampadas. Utilize tons como o vinho, o lilás, outras nuances de rosa ou, no caso de gravatas estampadas, fundo escuro (se o terno é escuro) com as estampas nas cores citadas anteriormente.
Outra dica importante para combinar a
camisa, o
terno e a
gravata está na escolha de qual das partes quer destacar no look. Para usar gravata listrada sobre camisa listrada você deve escolher qual delas terá estampa mais larga e chamativa, enquanto a outra deve ser o mais discreta possível. O mesmo vale para combinações com xadrez ou em ternos com riscas mais grossas.
Outros detalhes que podem ajudar:
- Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.
- Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos.
- Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez.
- Camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez.